Josie Ferret

Estamos vivendo novos tempos, mas redescobrindo antigas necessidades como a reconexão com a natureza. Na arquitetura essa nova tendência é chamada de biofilia e chega para ficar trazendo mais verde, alegria e conforto para dentro de casa.

O termo grego significa ‘amor às coisas vivas’ que resume a busca pelo bem-estar e por conforto emocional. Em projetos de decoração, o conceito mais humanista vai um pouco além do cultivo de plantas e hortas, incluindo o uso de materiais naturais, formas orgânicas, o melhor aproveitamento da iluminação natural e, claro, muito verde.

Ambientes externos: uma floresta para chamar de nossa

Para os próximos anos, a tendência é que tanto ambientes externos e internos ganhem uma nova roupagem, uma nova cor e mais vida. No paisagismo a aposta fica para o uso de espécies tropicais maiores e que transmitem movimento e frescor.

Dentro de casa: a leveza dos revestimentos naturais

Já nos interiores, prepare para ver o retorno da madeira, bambu e pedras nos revestimentos transportando o toque de natureza para dentro de casa.  Mas vale ressaltar, que a sustentabilidade se mantém como palavra de ordem e por isso, a escolha da origem dos materiais também conta como fator importante.

Iluminação: sombras e luzes

Outra característica da biofilia é valorizar a luz natural visando respeitar o ciclo circadiano e oferecendo bem estar aos moradores. Por isso, o aproveitamento da iluminação natural é traduzido através do jogo de sombras e luzes com o uso de biombos, espelhos e cortinas.

Mercado imobiliário

Atento a essa novidade, empresas do mercado imobiliário já estão aplicando o conceito em novos empreendimentos. Se a sacada gourmet foi um dos grandes diferenciais nos últimos anos, a partir de 2021 a aposta será em áreas sociais que valorizem o contato com a natureza. O destaque fica para o uso de materiais naturais em revestimentos, mobiliários e objetos que possibilitem uma reintegração entre o morador e o meio ambiente.

Deseja morar ou investir em um empreendimento com arquitetura inspirada na biofilia em Florianópolis? Converse agora com nossos consultores e confira as opções.