Josie Ferret

Contar com a presença de um corretor de imóveis de confiança é essencial no processo de compra de um imóvel. No processo de compra, não há outro profissional além dele, que entenda a importância de se fazer uma escolha planejada e consciente.

Um bom corretor atua muito mais como um consultor do que como vendedor. Isso porque ele conhece exatamente o que procura, além de esclarecer informações que podem facilitar a sua escolha, como particularidades do imóvel, da vizinhança e do bairro.

Ao decidir comprar um imóvel muitas dúvidas podem surgir e é exatamente nesta fase que o corretor de imóveis é fundamental. Antes de visitar o imóvel que deseja, verifique no site do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de sua região (https://www.creci-sc.gov.br/) se o profissional possui o número de inscrição e saber sobre a regularidade da matrícula.

Segundo o CRECI, o corretor deve esclarecer dúvidas e passar todas as informações sobre o imóvel, documentação e avaliação. Para garantir maior segurança e transparência, confira seis perguntas para fazer ao corretor durante a negociação e visita ao imóvel:

Localização

Questione sobre a região e bairro do imóvel. É importante saber  a infraestrutura do bairro, assim como rede de serviço, opções de lazer e gastronomia e também a presença farmácias, clínicas e hospitais por perto, escolas e transporte público.

Segurança

Uma conversa com vizinhos, ex-moradores ou funcionários do condomínio ajudam a descobrir se existem problemas frequentes. O corretor pode auxiliar na pesquisa como também indicar pessoas para compartilharem a vivência da região.

Condomínio

Se a intenção é comprar apartamento, é imprescindível conhecer o condomínio. Pergunte sobre as condições das instalações elétricas, encanamentos, idade do piso e revestimentos, bem como de armários embutidos, regras do condomínio e as taxas cobradas. Se possível, peça para entrar em contato com síndico para saber mais sobre as regras do regimento interno.

Valorização do imóvel

Outra pergunta importante é sobre a valorização do imóvel e do bairro. O corretor deve ter conhecimento dos índices do mercado imobiliário, assim como a possibilidade de melhorias na região do imóvel e do movimento de expansão de áreas comerciais, escolas e vias de acesso.

Reforma

Converse com o profissional sobre os planos para o imóvel. Por exemplo, esclareça os interesses se está em busca de um algo que não necessite de reformas ou se abre mão disso por um preço mais atraente. Deixar claro o que deseja, ajudará o corretor na busca pelo imóvel de acordo com o seu perfil e evitará perda de tempo.

Formas de pagamento e documentação

Além das informações sobre o imóvel, é importante conhecer as formas de pagamento disponíveis, incluindo possibilidade de uso do FGTS, se é um negócio à vista, ou pode haver acordo com uso de automóveis ou outro imóvel como parte do pagamento.  Após as definições, não deixe de perguntar sobre a documentação necessária para fechar o negócio.