Josie Ferret

Há duas certezas absolutas em toda crise: um dia ela irá acabar, assim como ela sempre traz oportunidades para quem sabe aproveita. No entanto, durante momentos de instabilidade política e econômica, como esta gerada pela pandemia do coronavírus, muita gente pensa duas vezes antes de fazer um novo investimento em imóveis. Afinal, o desemprego aumenta, a inflação começa a aparecer mais alta e a perspectiva de aumento no salário cai, trazendo incertezas.

Concordamos que são épocas difíceis, porém é exatamente em períodos de crise que muitas oportunidades surgem. É neste momento que vale a pena a procurar por bons negócios, tendo a visão de que em breve a pandemia também irá passar.

Ao longo das últimas décadas enfrentamos várias crises, mas sempre buscamos conforto e segurança em nossa casa, pois um imóvel é sempre imóvel. Por isso, entre as opções de investimento, uma boa pedida em épocas assim é investir em imóveis.

Onde investir na hora da crise

O mercado imobiliário é muito visado na hora de fazer novos investimentos. Investir em imóveis dá uma segurança ao comprador de que aquele bem se valorizará com o tempo. Somada a essa vantagem, ainda existe o fato de proporcionarem um lugar para morar ou renderem locação.

E enquanto épocas de crise desencorajam alguns investidores, para outros favorecem quem está pensando em investir em imóveis. Isso se dá porque nesse período de incerteza, o preço dos imóveis acaba subindo de forma mais lenta, o que atrai ainda mais a atenção.

Preços acessíveis

Como a venda e o aluguel de imóveis em momentos de crise estão naturalmente mais lentos, o investidor possui uma grande chance de conseguir uma boa negociação. Muitos proprietários estão interessados em vender, mas encontrar um comprador não está fácil no momento. Por isso, conseguir um preço abaixo do valor de mercado é mais fácil em um momento de crise, em que a procura está reduzida.

Localização

Porém, não se apegue somente ao valor reduzido para fechar o negócio. Leve em consideração a boa localização do imóvel. Este fator é fundamental, tanto para o conforto dos moradores quanto para o valor que o imóvel irá adquirir no futuro, caso o proprietário queira vender ou alugar.

Imóveis na planta

É comum o investimento em imóveis na planta garantir um valor abaixo do que possuirão uma vez que estiverem prontos, principalmente em sistema a preço de custo. Esse valor chega a ficar 30% abaixo do valor daquele imóvel no futuro e, com a procura mais baixa, fica mais fácil conseguir uma negociação.

Por isso, vale a pena garimpar oportunidades, mas fique atento  a  localização e possibilidade de valorização da região para garantir o melhor investimento.

Imóveis usados

Imóveis podem ser uma boa opção quando possuem a possibilidade de se valorizarem e o proprietário está disposto a negociar. A dica é se informar sobre o histórico e visitá-lo antes de fechar o negócio.

Atente-se à conservação do imóvel, pois muitos danos podem resultar em dor de cabeça e prejuízo. Neste momento, o auxílio de um especialista é essencial na hora de fazer esse estudo.

Avalie o mercado sempre

Antes de fechar negócio, avalie o mercado e analise as próprias necessidades de compra para que não seja feito um gasto alto sem o devido planejamento. Na dúvida, lembre-se: procurar uma consultoria especializada na hora de investir em imóveis pode ser uma ótima pedida e garantir a segurança de um bom negócio.

Nossos consultores estão à disposição para esclarecer dúvidas e apresentar as melhores oportunidades de imóveis em Florianópolis. Entre em contato através do nosso site e canais online de atendimento.