Josie Ferret

Quando se pensa nos avanços do mundo futuro, é impossível não lembrar dos famosos desenhos animados dos anos 80 com naves espaciais transitando pelas cidades e auxiliares de casa robôs. Se observarmos com calma, já dá para notar que algumas tecnologias se tornaram realidade e fazem parte da nossa rotina, como por exemplo as chamadas por telefone ao vivo e a cores.

Mas e quanto a inovação e conectividade das casas daqui para frente: será que podemos contar com novidades que facilitem nossa rotina de um jeito que não esperávamos até pouco tempo atrás?

Neste artigo reunimos cinco tendências da casa do futuro e como podemos nos preparar para adequar aos lançamentos. Acompanhe!

1. Natureza mais próxima

Integração com a natureza é e será sempre unanimidade. Apesar da poluição e o trânsito das grandes cidades, viver em capitais é sinônimo de praticidade e acesso a serviços de saúde, lazer e cultura.  Por isso, é cada vez mais comum projetos residenciais que compensem os fatores positivos e negativos, ao priorizarem espaços e experiências que inspiram a conexão com a natureza, integrando espaços verdes em condomínios fechados.

2. Supermercado do futuro

O ano de 2020 nos mostrou que nossa casa é o lugar onde encontramos segurança e conforto. Às vezes, a vontade é de não ir muito longe. Pensando nisso é realidade em áreas comuns de edifícios residenciais, os supermercados e conveniências dentro de condomínios.

A tendência para o futuro fica por conta da presença de sistemas automatizados para encomenda, retirada e pagamento das compras, algo muito comum em outros países, como na China.

3. Espelho inteligente

Lembra do famoso “Espelho, espelho meu…” da Branca de Neve? Então, acredite, mas em breve, a casa do futuro terá mais que um artigo de decoração que reflete uma imagem. O espelho inteligente promete fazer um check-up em seu corpo em menos de 30 segundos, informando os principais índices de saúde como massa muscular, peso, aspectos relacionados à pele e muito mais.

4. Reciclagem do lixo futurística

Sustentabilidade não é tendência, é necessidade! Por isso, a casa do futuro também contará com itens relacionados à energia renovável futurísticos como equipamentos para reciclar o lixo e transformar os resíduos em energia para fazer funcionar pequenos eletrodomésticos.

5. Na cozinha com sua holografia

Tendência inusitada que ainda não surgiu, mas falta pouco, é o uso da holografia para tarefas simples como ditar o passo-a-passo do prato a ser feito para um jantar especial.

Enquanto imaginamos o que haverá na casa do futuro, também nos questionamos sobre algumas das coisas que não mudarão. O calor da comida, a presença e o carinho de pets e uma decoração com o conforto de tapetes, almofadas e luzes amarelas.

Afinal, acreditamos no minimalismo, na sustentabilidade e inovação, mas cá entre nós, em se tratando de lar, de família, de morar bem, há de se ter aconchego.