As nomenclaturas que definem os tipos de apartamento são tantas que às vezes fica confuso entender as diferenças entre um imóvel e outro. Para não restar mais dúvidas, explicamos (e desenhamos) para você as principais características de cada um deles. Confira:
JK
A sigla remete ao imóvel ideal para quem pensa em economizar na moradia. O imóvel “JK” é formado apenas por duas peças, sendo a sala, o quarto e a cozinha parte de um ambiente só, enquanto o banheiro é outro. Vale ressaltar, que este tipo de imóvel não tem parede. A cozinha é compacta (junto com a lavanderia) e a única divisória é a do banheiro.
Kitnet (ou quitinete)
Assim como os JK, as kitnets são imóveis menores, que variam entre 20m² e 40m². Em geral, são formados por uma sala/quarto, uma cozinha e um banheiro, com apenas uma divisória. São comumente confundidos com os “Studios” e os Lofts, mas a verdade é que este tipo de imóvel conta com menos requinte e modernidade que os dois outros modelos de apartamento.
Flat
Também conhecidos por “Apart-hotel”, são caracterizados mais pelos serviços que oferecem, do que por questões estruturais. São apartamentos como os outros que dispõem de quartos, cozinha, banheiro, sala de estar e jantar, mas que oferecem para seus moradores os serviços de lavanderia, camareira, segurança, cozinha, recepção e etc.
Lofts
Os lofts surgiram nos Estados Unidos nas de 60 e 70 e até hoje fazem referência aos antigos galpões industriais que foram reformados. São apartamentos amplos, sem paredes e com janelas maiores, além de mezaninos. Aqui, os cômodos, inclusive o banheiro, são divididos pelos próprios móveis, portas retráteis ou por vidro. O studio é a mesma coisa, porém menor e mais compacto.
Studio
Os studios são outro tipo de habitação bem populares em alguns países e essa terminologia está muito associada ao loft. Embora guardem semelhanças quanto à praticidade e ao conceito amplo, o studio apresenta mais divisões internas. O quarto, por exemplo, é delimitado por paredes.
Já a cozinha americana é integrada à área social e o pé-direito costuma ser um pouco acima do padrão normal de apartamentos. Os prédios de studios costumam disponibilizar uma série de facilidades para os moradores, como lavanderia e coworking. O público dos studios é majoritariamente composto por solteiros ou casais jovens de classes média e média alta, que querem juntar dinheiro.
Ficou interessado, mas ainda não sabe qual imóvel tem o seu perfil? Fale com nossos consultores e confira outras informações sobre esses tipos de apartamentos.
- Artigo Anterior 7 dicas para valorizar seu imóvel na hora da venda
- Próximo Artigo Vale a pena comprar um imóvel com juros mais altos?