Pense Imóveis Floripa

Na hora da compra de imóveis na planta é comum surgirem dúvidas que vão além da forma de construção, dos materiais utilizados ou de como ficarão os ambientes. O projeto, o contrato, os prazos – são muitas etapas que podem embaralhar a vida de quem está diante do empreendimento. Mas vale ficar de olho, pois nem sempre tudo que se fala por aí pode ser verdade.

Confira os mitos e verdades mais comuns na compra de imóveis na planta

Preços e condições de pagamentos são melhores?

Verdade. Os imóveis na planta têm melhores preços e condições de pagamento. Isso porque o processo de vendas está sendo realizado baseado no projeto. Devido a isso, o cliente pagará no imóvel um valor abaixo do que gira o mercado imobiliário.

O apartamento pode ser personalizado?

Verdade. Em geral, o projeto arquitetônico aprovado tem um layout definido, porém há construtoras que oferecem como diferencial a venda de dois ou mais layouts diferentes dentro de um mesmo prédio.

Os contratos são simples?

Mito. Os contratos são burocráticos. Por se tratar de volume considerável de dinheiro, normalmente, exige contratação não apenas junto ao construtor ou incorporador, mas também com agente financeiro.

A obra pode atrasar?

Verdade. É algo comum e que motivou a edição da Lei 13.786, de 27/12/2018, que trata da rescisão contratual unilateral de aquisição de unidade imobiliária em incorporação imobiliária e em parcelamento de solo urbano.

É possível acompanhar todas as etapas de obra?

Verdade. A Lei 4591, de 16/12/1964, estabelece constituição de Comissão de Representantes com a finalidade de representar os adquirentes frente o construtor ou incorporador em tudo o que interessar ao bom andamento da incorporação. O ideal é analisar a etapa realizada em relação à previsão de desembolso financeiro até ela.

Há garantias em caso de problemas futuros?

Verdade. Há sempre garantia. Se for algum vício aparente, a garantia tem limite temporal de 90 dias. Se vício oculto, cinco anos a partir da descoberta. Se o problema estiver relacionada com as questões jurídicas dirigidas à contratação, a garantia está reservada aos limites legais.

Pense Imóveis Floripa

Este artigo foi produzido pela Pense Imóveis Floripa. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!